Em março do ano passado, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) e o Esporte Clube Ypiranga assinaram um termo de acordo e compromisso referente à desapropriação dos 10 mil m² da área da agremiação.
À época, o secretário estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues, enalteceu e detalhou a parceria. “Esta iniciativa irá qualificar o espaço do clube, que ganhará uma escola de grande porte. Além disso, iremos fazer um termo de cooperação técnica para que os estudantes da escola, na atividade em tempo integral, possam fazer a prática de esporte em combinação com o clube. A comunidade do entorno poderá usar espaços da escola como biblioteca, auditório e quadra compartilhada. Para além dessa integração, que é importante, temos a preocupação com a aprendizagem dos estudantes daquela localidade”, comentou.
Serão 9 mil m² de área construída, composta por 35 salas de aula, administração, biblioteca, laboratórios, cozinha industrial e refeitório, auditório com 175 lugares; área esportiva com campo de futebol society, quadra polivalente coberta, complexo de piscinas, pista de corrida, vestiários, áreas de convivência, guarita, central de resíduos, reservatórios, subestação, passarelas cobertas e estacionamento.